Novo ano, nova campanha a promover o turismo em Portugal. Com o filme “Futourism”, que mistura as palavras “futuro” e “turismo”, o Turismo de Portugal apresenta 12 resoluções que surgem como compromissos para fazer com que as viagens para Portugal tenham um impacto positivo graças a “experiências autênticas e sustentáveis”, como se pode ler em comunicado enviado às redações.
Em cinco idiomas, o vídeo “Futourism” utiliza imagens que podem ter uma abordagem universal, mas que também remetem para expressões portuguesas. Ao longo do vídeo, são apresentadas as 12 resoluções para este novo ano:
“1. Não é não estar envolvido. É estar comprometido.
2. Não é virtual. É real.
3. Não é nosso. É seu.
4. Não é padronizado. É único.
5. Não é global. É local.
6. Não é uma onda. É um oceano.
7. Não é cinzento. É verde.
8. Não é impetuoso. É humilde.
9. Não é moda. É tendência.
10. Não é desatento. É consciente.
11. Não é apressado. É imersivo.
12. Não é artificial. É humano”.
Esta campanha tem como objetivo alcançar o mercado interno e também externo, com destaque para a “Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal”, esclarece o comunicado.
O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, presente na apresentação da campanha, relembra que “o turismo tem um papel importante a desempenhar na sociedade, devendo contribuir para garantir que as gerações futuras possam usufruir dos ativos que nos distinguem como destino turístico. Portugal tem como desafio crescer bem, em todo o território, e ao longo de todo o ano, mas de uma forma sustentável, autêntica e genuína, gerando valor para os territórios e para as pessoas”.
Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, sublinhou ainda que “depois do melhor ano de sempre no setor do Turismo em Portugal, é altura de convidar os turistas a serem parte ativa na construção de um turismo de futuro que implica um maior equilíbrio entre viajantes e residentes, entre territórios do litoral e do interior, entre o turismo, a cultura e a natureza”.
Durante a sessão, foi apresentado o balanço de 2023, que demonstrou que o ano passado foi o melhor ano de sempre, em todos os indicadores: dormidas, hóspedes e receitas. De acordo com os dados apurados até novembro de 2023, foram registados mais de 73 milhões de dormidas e 23,7 mil milhões € de receitas, correspondendo a aumentos de 9,7% e 37,6%, respetivamente, face a 2019.