O grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Cabecinha, decidiu suspender a Loja Estrela do Norte, uma das maiores do Porto, interditando os respetivos membros de “participar em qualquer sessão maçónica durante o período de suspensão”, de acordo com o Decreto 005/23.24, a que a VISÃO teve acesso.
A decisão do novo grão mestre está a causar muita agitação interna no GOL, a maior obediência maçónica em Portugal, já que é vista como “inédita”. “Que eu tenha memória, nunca um grão mestre atuou assim perante uma loja”, referiu à VISÃO um elemento do Grande Oriente Lusitano.
No decreto em causa, assinado por Fernando Cabecinha e por Pedro Farmhouse (Grande Secretário-Geral) são elencadas várias alegadas irregularidades cometidas pelos responsáveis da Loja Estrela do Norte, como o não envio dos “quadros de obreiros” atualizados com os nomes simbólicos (como são identificados no interior da Loja) e profanos (nomes reais) e de relatórios mensais .

“Face a estes factos, torna-se impossível estabelecer a fiabilidade do Quadro de Obreiros (número e respetiva identificação – incerteza nas iniciações, filiações e regularizações, quites e irradiações ou elevações e exaltações), bem como o valor da dívida para com a Grande Tesouraria Geral”, lê-se no documento que assinala um conjunto de diligências levadas a cabo pelo Grande Secretário Geral junto da Loja Estrela do Norte que, na opinião dos responsáveis máximos do GOL, não tiveram resposta satisfatória.
“Em síntese, concluímos que a Loja Estrela do Norte vive numa situação irregular perante o GOL pelo menos desde março de 2017 e não demonstra vontade efetiva de esclarecer e sanar devidamente as situações, nem perante a Grande Secretaria-Geral, nem perante a Grande Tesouraria-Geral, apesar das diversas chamadas de atenção para o fazer, tendo-se limitando, até hoje, a enviar documentos de substituição sobre documentos de substituição”, referem, no decreto, Fernando Cabecinha, que não respondeu aos contactos da VISÃO, e Pedro Farmhouse, que declinou fazer qualquer declaração sobre “questões internas”.
Fernando Cabecinha foi eleito, em novembro de 2021, grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), a mais antiga obediência da maçonaria portuguesa, substituindo Fernando Lima, que ocupava o cargo desde 2011. O gestor de empresas é um histórico da organização, tendo presidido, por quatro vezes, à Grande Dieta (o Parlamento maçónico).