A segunda quinzena de agosto prevê-se um pouco mais amena que a anterior: de 14 a 21 de agosto as temperaturas podem ficar mesmo um pouco abaixo da média. Para os próximos dias, a tendência é que estas baixem para depois, rapidamente, voltarem a aumentar, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
No geral, espera-se que as temperaturas se mantenham mais baixas que o mês anterior, nomeadamente no litoral, que pode sofrer influências de nortadas, e o céu mostra-se mais nublado.
Na região da Grande Lisboa, a semana começa com temperatura máxima de 28 graus e 17 de mínima, sendo que o dia mais frio da semana será quarta-feira com máxima de 27. Quinta-feira já regressam os 29 graus de máxima, aumentando durante o fim de semana, que se prevê que sejam superiores a 30 graus. Durante este período, o céu não estará completamente limpo.
Já na Região do Porto, a temperatura máxima rondará os 25 graus, havendo pequenas mudanças nas mínimas, que rondam os 16 graus.
Para os que escolheram ir até ao sul, para a região de Faro, vão ter mais sorte. As temperaturas máximas nesta área não descem dos 30 graus, sendo que o dia menos quente será quinta-feira. Sexta-feira e sábado prevê-se que tenham temperaturas máximas de 32 graus, subindo para 35 no domingo e segunda.