Portugal será retirado da lista verde do Reino Unido, deixando de ser considerado um destino seguro para viajar. A notícia está a ser avançada pela BBC e pela Sky News. A medida poderá entrar em vigor já na próxima terça-feira.
A 7 de maio Portugal foi retirado da lista verde, deixando de ser obrigatória a quarentena de 10 dias aos turistas que regressem ao Reino Unido depois de uma temporada no País. A saída da lista verde faz com que seja novamente exigível este tempo e dois testes de diagnóstico (ao segundo e ao oitavo dia após a chegada).
Madeira e Açores também saem da lista verde.
Portugal era, hoje, o único país na lista verde do Reino Unido, garantindo uma espécie de via verde para os turistas britânicos que animava o setor do turismo nacional. Teme-se que esta notícia, ainda não confirmada pelo governo britânico, venha a ter impacto significativo nas próximas semanas até ao verão.
A notícia surge cinco dias depois da realização da final da Champions, no Porto, entre duas equipas britânicas, um evento desportivo que trouxe mais de 16 mil adeptos ingleses a Portugal, que se estiveram envolvidos em desacatos e desrespeitaram as normas de segurança no País.
O Governo português afirmou hoje tomar nota da decisão do executivo britânico de retirar Portugal da “lista verde” de viagens, assinalando que o país prossegue um desconfinamento “prudente”.