O que começa por uns dias de férias passados na estrada, à procura do próximo cenário de suster a respiração, transforma-se muitas vezes em modo de vida, mesmo em tempo de compromissos profissionais diários. Mas andar com a casa em cima de quatro rodas, de poiso em poiso, ao ritmo de decisões mais ponderadas ou mais impulsivas, é mais conveniente e sedutor em certos pontos do globo do que noutros. A plataforma britânica Cool Camping, uma referência para os campistas europeus, elegeu os melhores países para gozar a vida numa autocaravana – ou em carrinhas transformadas em casa ambulante -, e Portugal surge em quarto lugar, num ranking liderado pela vizinha Espanha.
A Península Ibérica está altamente cotada como destino de eleição para os nómadas do século XXI, segundo o Van Life Index (Índice vida numa carrinha, numa tradução livre), agora lançado pela Cool Camping. Sendo a França classificada como outro país convidativo (8.º), assim como a Suíça (3.º), há via aberta para o GPS nos conduzir uns bons milhares de quilómetros, sem atalhos, por essa Europa fora. Para definir a hierarquia, a plataforma britânica avaliou uma dezena de critérios, do custo do combustível à beleza natural, da rede de estradas às casas de banho públicas, passando pela segurança rodoviária, tráfego, rede de wi-fi, qualidade do ar, clima, felicidade da população e segurança do país. Cada parâmetro foi avaliado de 1 a 5 e a pontuação total determinou o lugar no ranking.
Portugal recebeu a pontuação máxima nos critérios do tráfego, rede de estradas, beleza natural, qualidade do ar e clima, tendo a pior avaliação (2 pontos) no capítulo do preço do combustível. Com 45 pontos contabilizados, os mesmos da Suíça, é apenas superado por Espanha (48) e Austrália (46) no Van Life Index. Canadá, Finlândia, Suécia, França, Nova Zelândia e Estados Unidos da América completam o top-10.