Lenin Gutierrez, de 24 anos, estava a trabalhar em San Diego, na Califórnia, num estabelecimento da multinacional norte-americana Starbucks, quando foi abordado por uma cliente que, sem máscara, estava a tentar fazer o pedido. Gutierrez, seguindo as diretrizes das autoridades de saúde e da sua empresa, perguntou à cliente se não tinha máscara mas, antes sequer de lhe chegar a pedir que colocasse a proteção e referir que só dessa forma poderia fazer o seu pedido, a cliente, Amber Lynn Gilles, ameaçou criar um conflito com o funcionário.
Depois de ter declarado que não precisava de máscara e ter-lhe sido negado o pedido, a cliente tirou uma foto ao jovem, colocando na rede social Facebook uma publicação a intimidar o jovem. ” Conheçam o Lenen, da Starbucks, que se recusou a servir-me porque não estava a utilizar uma máscara. Da próxima vez vou esperar pela polícia e obter uma exceção médica”, lê-se na publicação.
Ao contrário do que Amber Gilles pretendia, a sua publicação tornou-se viral mas gerou uma onda de solidariedade para com o funcionário. Milhares de pessoas apoiaram Gutierrez nos comentários desta publicação, que mais tarde se converteu na doação de dinheiro através da plataforma Go Fund Me.
Até agora, já foram angariados mais de 80 mil euros que serão entregues ao jovem. Matt Cowan, que não conhecia Gutierrez, foi o homem que começou esta angariação de fundos. Cowan diz que ficou aborrecido porque o jovem estava a ser intimidado por “estar a fazer a coisa certa”. “As pessoas não estão a pedir muito, estão a pedir que usem uma máscara para a sua segurança e a segurança dos outros”, disse Cowan à CNN. “A Starbucks também criou medidas para os clientes tomarem café caso não se sintam confortáveis a usar máscara”. A meta inicial era de mil euros mas passado uma semana esta iniciativa ainda está a receber doações de milhares de pessoas.
Lenin Gutierrez publicou um vídeo também no Facebook a agradecer a todos os que participaram e a anunciar que com o dinheiro que recebeu conseguirá seguir o seu sonho de ser dançarino e que irá doar uma parte para algumas organizações de San Diego.
A Starbucks tem formas de servir os clientes que não se sintam bem ao utilizar máscara, normalmente através do drive-thru. “Queremos que todos se sintam bem-vindos nas nossas lojas”, disse um porta-voz da empresa à CNN. “Solicitamos respeitosamente que os clientes sigam os protocolos de segurança e distanciamento social recomendados pelas autoridades de saúde pública, incluindo a cobertura facial ao visitar nossas lojas”.