É assim desde 2018: as pensões de reforma e o complemento solidário de idosos são pagos por transferência bancária aos dias 8 de cada mês. Neste mês de fevereiro, como o dia 8 coincide com um sábado, muitos esperavam receber estas prestações sociais nesta sexta-feira, dia 7. Contudo, tal como anunciado no calendário de pagamentos da Segurança Social, esse pagamento só será realizado no dia 10 de fevereiro, segunda-feira.
Contactado pela VISÃO, o Instituto de Segurança Social (ISS) garante que não houve qualquer alteração de procedimentos, estando previsto nos regulamentos que quando o dia 8 coincide com um sábado, domingo ou feriado, o pagamento é realizado no dia útil seguinte.
A maioria dos idosos poderá pensar que o pagamento é antecipado para o dia útil anterior porque assim acontecia até 2018, quando o pagamento estava fixado para o dia 10. Além disso, consultando o calendário de pagamentos de 2019, verifica-se que em junho, único mês em que o dia 8 coincidiu com um sábado, a transferência foi efetuada na sexta-feira anterior, dia 7.
Esta situação, contudo, conforme explica o ISS à VISÃO, deveu-se ao facto de a segunda-feira seguinte ser também feriado (dia 10 de junho), pelo que o pagamento seria atrasado para dia 11, tendo-se entendido nessa altura antecipar o pagamento.
Neste mês de fevereiro, o pagamento será realizado, portanto, no dia 10. Em março o dia 8 coincide com um domingo, por isso os idosos também só devem esperar receber a sua pensão no dia 9. Situação semelhante à deste mês ocorrerá em agosto: só dia 10 será realizado o pagamento das pensões.