Situada na esquina da Rua Augusta com a de São Nicolau, a Casa Portugesa do Pastel de Bacalhau está a criar alguma controvérsia entre os lisboetas. Na fachada da loja pode ver-se um letreiro dourado que remete o ano de 1904, bem como toldos em dourado e brasões a imitar bronze que fazem passar despercebida uma das mais antigas lojas da Baixa Pombalina, situada mesmo ao seu lado, a Casa de Pereira da Conceição. Casa de chás e café aberta desde 1930.
Até à passada sexta feira era possivel ver ainda enormes placards que tapavam as janelas do primeiro andar, com a “imagem de marca” do estabelecimento, um pastel a escorrer queijo, o tão apregoado “pastel de bacalhau com queijo da serra”. Os mesmo placards foram retirados por intimação da Câmara Municipal de Lisboa devido a queixas.
Segundo a autarquia, o Plano de Salvaguarda da Baixa Pombalina não estava a ser cumprido, os elementos publicitários nas fachadas do edificio encontram-se em situação irregular. Bem como os toldos, onde os materiais brilhantes ou refletores não são permitidos. Apenas toldos de modelo direito, rebatíveis ou de enrolar, sem abas e em lona ou tela não plástica podem ser usados.
A empresa detentora da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, a Patrimus Indústria, questiona estas decisões não entendendo “Por que é que o prédio da Seaside, em frente ao nosso, pode ter as janelas tapadas com cartazes e a nós nos mandaram tirar?”. Em declarações ao DN, o vereador da tutela, Duarte Cordeiro, explica: “O outro estabelecimento está de facto a usar publicidade de forma abusiva, temos de notificar e retirar”.
“Obscenidade”, diz Maria de Lurdes Modesto
No entanto, o burburinho em torno da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau não fica por aqui, e muitas já são as opiniões e criticas feitas ao pastel de bacalhau com queijo da serra. Maria de Lurdes Modesto, figura conhecida da gastronomia portuguesa, num apelo publicado no blogue “Mais Olhos Que Barriga“, de Alexandra Prado Coelho, no Público, considera mesmo uma “obscenidade” o que foi feito com o tradicional queijo da serra e o “inocente pastel de bacalhau, uma das joias mais perfeitas e mais queridas da nossa gastronomia popular”.
Pode encontra-se por toda a esfera online opiniões e criticas ao pastel de bacalhau com queijo da serra, cujos criadores anunciam como “Dois sabores tradicionais. Uma especialidade única”.