Com o facto em mente de que quanto mais difícil a resolução para o ano novo, menor a probabilidade de ser cumprida, a Time elaborou uma lista de 15 truques simples e acessíveis para pôr em prática… já.
Esqueça os adoçantes artificiais
Embora pareçam a escolha mais acertada do ponto de vista da ingestão calórica, podem tornar mais difícil evitar o próprio açúcar. Segundo a especialista em nutrição Shira Lenchewski, ouvida pela Time, os adoçantes contém um químico sintético muito mais doce que o açúcar natural, o que sobrestimula as papilas gustativas, levando a uma maior sensação de necessidade de comer coisas doces.
Durma o suficiente
Desde a produção de serotonina, à gestão dos níveis de açúcar no sangue, passando pela imunidade, pela saúde cardíaca e, claro, pelo cérebro, o sono têm um impacto profundo na saúde. Aposte nas sete horas por noite (mas tente descobrir o seu próprio “número mágico) e resista à tentação dos “mais cinco minutos”.
Lave as mãos
Lave as mãos com maior frequência e não se esqueça de o fazer sobretudo depois de usar o Multibanco (contém os mesmos organismos que uma casa de banho pública…)
Petisque mas com inteligência
Os especialistas concordam que o ideal é fazer várias refeições leves entre as principais. Dois ou três pequenos lanches ao longo do dia pode auxiliar o metabolismo, aumentar o controlo do peso e mesmo reduzir a obesidade. Mas atenção, cada snack não deve ter mais do 100 a 200 calorias e deve ser rico em nutrientes. Uma peça de fruta ou vegetais, como tiras de cenoura, são uma boa opção.
Hidratação, hidratação, hidratação
A hidratação adequada é essencial para o funcionamento de todo o corpo. E, já se sabe: se esperar até ter sede para beber água, já está a começar a ficar desidratado.
Exercício ligeiro
Pode ser apenas uma corrida de cinco minutos por dia – já diminui o risco de doenças cardíacas, prolonga a esperança de vida e ajuda o sistema digestivo.
Aumente e ingestão de probióticos
Ajudam a limpar o organismo, ao processar e eliminar toxinas do trato digestivo. E quando este funciona eficazmente, também as hormonas e o metabolismo se equilibram.
Aposte nas vitaminas B
São essenciais para o metabolismo mas é fácil ter falta delas. Há suplementos, claro, mas frutas e vegetais, sobretudo de folha escura, cereais integrais, peixe e ovos são fontes excelentes.
Corte no álcool
As festas já terminaram. Agora é altura de reduzir a ingestão calórica associada ao consumo de álcool, que afeta também as hormonas responsáveis pela sensação de fome
Substitua os iogurtes magros
Como demora mais tempo a ser digerida, a gordura fica mais tempo no estômago, aumentando a sensação de saciedade. Além disso, a maioria dos iogurtes magros tem mais adoçantes e aromas artificiais. Estudos recentes sugerem que os laticínios gordos são mesmo melhores para reduzir a gordura corporal do que as versões magras.
Coma do prato
Várias investigações revelaram que o tamanho e até mesmo a cor do prato podem fazer uma grande diferença no que diz respeito à quantidade de alimentos ingerida. Esqueça, por isso, o comer diretamente do tacho, do tabuleiro ou da caixa plástica onde armazenou ou confecionou os alimentos.
Guarde esse tabuleiro
Para evitar a tentação de se servir de uma segunda dose, guarde o que sobra imediatamente no frigorífico. Longe da vista…
Estabeleça objetivos para o outono
Sim, é para começar já, antes que cheguem as depressões sazonais, as alergias ou a preguiça…
Adote o vinagre de cidra
O vinagre de cidra ajuda comprovadamente a regular o açúcar no sangue e inibe a hormona da fome.
Repense a sobremesa
Não, não tem de desistir da sobremesa. Mas não precisa de ingerir uma bomba calórica depois de cada refeição, pois não? Uma boa ideia é fazer os seus próprios gelados, congelando o seu sumo ou batido preferido, juntamente com pedaços de fruta.