A presença de cães vadios junto à Senhora da Ribeira levantou a suspeita dos moradores de Pinheiro de Ázere, concelho de Santa Comba Dão, que acabaram por encontrar o cadáver por volta das 21h00 de terça-feira. A GNR foi chamada e isolou rapidamente o local depois de comunicar a situação à Policia Judiciária (PJ) e ao Delegado de Saúde. O corpo seguiu depois numa ambulância para o Instituto de Medicina Legal de Viseu, segundo Rui Santos, comandante dos Bombeiros voluntários de Santa Comba, em declarações ao Diário de Noticias (DN).
O local onde o feto foi encontrado, uma zona de floresta junto à praia fluvial da Aguieira, é palco frequente de festas rave que atraem jovens de todo o País. Ao DN, os moradores manifestaram a convicção de que os pais do bebé serão jovens frequentadores das festas rave e não moradores da zona.
Quando o feto foi encontrado, apresentava sinais de degradação o que sugere um abandono de várias semanas. Só a autópsia poderá determinar o tempo certo de gestação em que se encontrava, quando foi abandonado, e a altura da morte.
A PJ está a investigar o caso e a procurar os responsáveis do crime. Ainda segundo o DN, caso seja a mãe a autora do abandono a mesma poderá responder por crime de infanticídio punível com cinco anos de prisão. Nestes casos é, normalmente, aplicada pena suspensa, sendo que a lei prevê que, numa situação destas, a mãe actua estando num estado de perturbação emocional.