O Presidente da República sentiu uma indisposição durante um evento público na Faculdade de Ciências e Tecnologia, no Monte da Caparica, perdeu os sentidos e foi chamada uma ambulância para o socorrer.
Fonte do Palácio de Belém confirma a “indisposição” e o transporte, apenas “por precaução”, para o Hospital de Santa Cruz, a unidade especializada de referência para problemas cardíacos, em Oeiras, onde Marcelo Rebelo de Sousa é acompanhado e no qual já foi operado por cateterismo a uma obstrução das artérias coronárias.
O Presidente chegou a Santa Cruz pelas 16h05. No Hospital estavam, à sua espera, já o Chefe da Casa Civil e o médico que acompanha o Chefe de Estado nas suas viagens.
Segundo o Chefe da Casa Civil, Fernando Frutuoso de Melo, em declarações à imprensa pelas 16h12, “o Presidente está bem-disposto, a falar normalmente, e não queria que se cancelasse a agenda da tarde. A situação parece um simples desmaio”. “O Presidente está conscientíssimo e ligou-me pelo telemóvel da ambulância”, acrescentou, especulando que o calor, uma agenda carregada e o hábito de saltar refeições podem explicar o sucedido.
A agenda do Presidente da República, com 74 anos, está para já suspensa, e mais esclarecimentos são remetidos para mais tarde.