Foi no último sábado, durante a competição da Taça do Mundo de Ginástica Artística, que decorre em Doha, no Qatar, que o russo Ivan Kuliak subiu ao pódio para receber o terceiro lugar com um Z na camisola.
O “Z”, uma letra que não existe no alfabeto cirílico russo, é um símbolo que tem sido visto em vários veículos militares russos e passou a simbolizar o apoio à invasão na Ucrânia.
“A Federação Internacional de Ginástica (FIG) confirma que pedirá à Gymnastics Ethics Foundation para abrir um processo disciplinar contra Ivan Kuliak após o comportamento chocante na Taça do Mundo de Aparelhos em Doha, no Qatar”, disse, em comunicado, o órgão.
O ucraniano Illia Kovtun, que venceu a competição, foi receber a medalha de ouro, não cumprimentando o adversário russo.
Na última segunda-feira, o Comité Olímpico Internacional (COI) proibiu a participação de membros os russos e bielorrussos das competições desportivas, uma medida que entrega esta segunda-feira em vigor, rompendo com uma longa tradição de não intervenção em debates políticos ou geopolíticos.
A invasão da Rússia foi condenada em todo o mundo, fez mais de 1,5 milhão de ucranianos fugirem para outros países e desencadeou um conjuntos de sanções abrangentes lideradas pelo Ocidente com o objetivo de prejudicar a economia russa.