Conhecido já como o “incêndio do aeroporto”, o fogo de grandes dimensões deflagrou durante a tarde desta segunda-feira em Trabuco Canyon, no Orange County, no estado norte-americano da Califórnia, perto de um aeroporto de modelos de aviões telecomandados. Alimentadas pela onda de calor que se faz sentir na Califórnia, as chamas rapidamente ganharam força estendendo-se por mais de 8 mil hectares e forçando a evacuação da população.
De acordo com o jornal norte-americano Los Angeles Times, uma primeira avaliação, realizada pelos bombeiros, revelou que o incêndio não terá sido provocado de forma intencional, tendo tido origem numa faísca em equipamentos utilizados pelos trabalhadores do aeroporto.
O estado da Califórnia – e os vizinhos Nevada e Oregon – enfrentam atualmente vários incêndios florestais ativos e que levaram, nos últimos dias, à evacuação de milhares de residentes, ao encerramento das escolas e a cortes de eletricidade. Estes incêndios acontecem numa altura em que a costa oeste dos Estados Unidos atravessa uma onda de calor de temperaturas muito elevadas e tempo seco, o que favorece a progressão das chamas.