Dois atores da série “The Chosen One”, da Netflix, Raymundo Garduno e Juan Francisco Aguilar, morreram e seis membros da equipa de filmagem ficaram feridos num acidente de viação, no estado mexicano Baja Califórnia. A carrinha onde Garduno e Aguilar seguiam despistou-se e capotou numa estrada de terra na última quinta-feira, mas a informação apenas foi divulgada durante o fim-de-semana.
Os amigos de Juan Francisco Aguilar, também conhecido como “Paco Mufote”, revelaram que o ator já tinha reclamado anteriormente das “condições medíocres” de transporte e da má logística por parte dos envolvidos na execução da série. Agora, pedem que se inicie uma investigação para apurar o que aconteceu.
Liliana Conlisk Gallegos, amiga de Mufote que trabalhou na indústria cinematográfica, explicou ao Daily Beast como o ator era apaixonado pela representação. “Ele adorava representar e tocar música mais do que qualquer coisa no mundo e dedicou-se a isso, muitas vezes a sofrer dificuldades económicas. Sacrificou-se pelo seu amor à representação”.
Gallegos disse sentir-se indignada e com raiva por saber que existem relatos de abuso e exploração a serem partilhados pelas pessoas envolvidas na produção da série. “Vou exigir que seja mais um caso investigado. Se nada de errado estava a acontecer, então não deve haver problema em providenciar informação”, afirmou ainda.
Um porta-voz da Netflix avançou ao mesmo jornal que as filmagens estão temporariamente interrompidas e que a empresa não fará comentários até a investigação estar concluída.
The Chosen One (O Escolhido) é baseada numa série de banda-desenhada e conta a história de um rapaz de 12 anos que descobre que é Jesus Cristo regressado à Terra e que, por isso, está destinado a salvar a humanidade.