As palavras são de Jackee Budesta Batanda, jornalista, escritora e empresária do Uganda, fundadora da The Blue Marble, a primeira casa de escritores naquele país sem litoral na África Oriental. No jornal britânico The Guardian, Jackee Budesta Batanda relata como vivem os que não têm acesso a cuidados de saúde nos hospitais privados e como não se vê, para já, a luz ao fundo do túnel.
Num país com 47 milhões de habitantes, há neste momento 22 mil casos ativos de Covid-19, de um total de 120 mil casos, três mil mortes e 95 mil doentes recuperados. Apenas 1,3 milhões de doses chegaram ao Uganda.
“O meu jardineiro, Emmanuel, voltou há alguns dias, após um hiato de cinco meses. Estar vacinado contra a Covid-19 era uma das condições para o seu regresso. Ele vem de Karamoja, no nordeste de Uganda, onde a aceitação da vacina foi baixa, por isso pôde ser vacinado. A princípio pensei que estava a mentir, como muitos ugandeses costumam fazer quando obtêm documentos falsos para conseguir um passe. Verifiquei o seu cartão e confirmei que tinha um cartão de vacinação genuíno. Ele disse-me que toda a sua família também tinha sido vacinada.
Por outro lado, Annet, a minha governanta residente, tem resistido a tomar a vacina – sempre tecendo novas histórias sobre não poder tomá-la. Primeiro foi que apenas os adultos com mais de 50 anos foram autorizados a tomar a vacina. Hoje, apenas professores e outros trabalhadores essenciais estão a ser imunizados. Parei de persuadi-la a vacinar-se, embora ainda partilhe com ela os calendários e centros de vacinação sempre que recebo as atualizações.
Tanto Emmanuel como Annet representam o panorama atual do Uganda: uma parte ansiosa por ser vacinada e observando as restrições e procedimentos relevantes; e do outro lado, se não forem anti-vacinas, inventam desculpas para não tomá-la.
Embora alguns ugandeses tenham conseguido aceder à vacina e a outros tenha sido oferecida, mas nem todos a tomaram, as doses em geral são escassas. Os ugandeses assistiram incrédulos enquanto os países ocidentais acumulavam as suas próprias vacinas, negando milhões de doses a países em toda a África em extrema necessidade.

O Uganda só conseguiu administrar 1,3 milhões de doses – cerca de 3% da população [com apenas uma dose]. Em junho deste ano, quando o presidente Yoweri Museveni ordenou um confinamento de 42 dias no pico da segunda vaga, o país tinha muito poucas vacinas. Durante a primeira vaga, o país parecia estar a lidar muito bem com a pandemia; mas gabámo-nos demais.
Quando fomos mandados para casa em junho, as falhas no nosso sistema de saúde começaram a assombrar-nos. Embora sempre tenhamos reclamado do mau estado dos hospitais e da falta de investimento, a pandemia arrancou o penso rápido colocado sobre o setor da saúde. Quem de nós teve acesso aos serviços de saúde privados não levantou a voz o suficiente para obter melhores instalações de saúde administradas pelo estado.
A segunda vaga atingiu o país como um furacão. Todos os dias, recebia notícias de colegas e amigos morrendo ou perdendo entes queridos. Os hospitais privados e públicos lutam para acomodar o número crescente de pacientes que precisam de cuidados intensivos. Os custos médicos típicos da Unidade de Cuidados Intensivos são em média 24 mil libras (€28 mil), que poucos ugandeses poderiam pagar. Organizámos “harambees”, angariações de fundos, para ajudar as famílias afetadas e rezámos para que os nossos fossem poupados. Gastámos muito em remédios à base de ervas, como o revolucionário e “maravilhoso” medicamento à base de ervas, Covidex, cujos preços dispararam sem controlo.
Ouvi muitas histórias de pessoas que vendem as suas propriedades para pagar as despesas hospitalares dos familiares. Um jovem de quem me falaram vendeu o carro, gastou todas as suas economias e endividou-se para pagar os custos crescentes da hospitalização da mãe. Agora está a tentar vender as suas terras. Muitas famílias pediram empréstimos, porque as unidades de saúde privadas guardaram os corpos dos familiares até que a conta fosse paga ou acordassem um plano de pagamento.
Ao mesmo tempo, perguntávamos sobre o acesso às vacinas. O açambarcamento do mundo ocidental deixou África caída de joelhos. O impacto económico causado pela pandemia fez com que muitos países africanos, incluindo o Uganda, não conseguissem comprar vacinas, mesmo através do programa mundial Covax. Tiveram de contar com as insignificantes doações dos países ocidentais. Com uma população de 47 milhões de pessoas e com tão poucas vacinadas, isso significa que o Uganda continuará a ter confinamentos constantes, o que continuará a ter impactos económicos drásticos.
No mês passado, a Grã-Bretanha enviou 299 520 doses da vacina AstraZeneca para o Uganda como parte da sua promessa de enviar 100 milhões de vacinas para os países em desenvolvimento via Covax. O governo dos EUA doou 647 mil doses da vacina Moderna, no início de setembro, como parte de um esquema de apoio ao combate à Covid-19 de 110 milhões de dólares (€92 milhões) para o país. Isso ainda está aquém do que é necessário para tornar o país totalmente operacional.
O Uganda espera receber pelo menos 12,3 milhões de doses de vacina até ao início de 2022 e, eventualmente, pretende vacinar cerca de 22 milhões de pessoas, aproximadamente metade da população, para tentar manter a pandemia sob controlo. De acordo com dados do Ministério da Saúde do Uganda, cerca de 1,4 milhão de pessoas foram vacinadas desde o início do exercício em março deste ano. Um artigo recente da imprensa escrevia que os nossos 15 milhões de crianças em idade escolar, que estiveram fora da escola durante 18 meses, estarão a tentar recuperar a aprendizagem durante muito tempo. Até que as vacinas cheguem em quantidade necessária, o seu futuro, como o da maioria dos ugandeses, permanecerá em espera.”