“Votem. Votem em Joe Biden e Kamala Harris como se as nossas vidas dependessem disso”, disse Michelle Obama, a estrela do arranque da convenção democrática, rematando assim um poderoso discurso de 18 minutos. Discretamente, no seu pescoço, um colar de ouro mostrava quatro letras: V-O-T-E. E, num ápice, a peça, avaliada em qualquer coisa como 300 euros, tornou-se das mais procuradas da internet.
Trata-se de um acessório da ByChari, uma pequena empresa de joalharia com sede em Los Angeles, propriedade de Chari Cuthbert, que é afro-americana. E a decisão de Michelle em promover aquela marca foi considerada mais um sinal de uma tendência de promover pequenas empresas de negros, por oposição às marcas brancas que dominam o mundo da moda. Afinal, a ex-primeira-dama é tida como uma mestre na utilização das suas roupas para passar uma mensagem.
Cuthbert, que lançou a marca em 2012, declarou logo que se sentiu muito honrada por Michelle Obama estar a usar o seu colar. Já a reação que se seguiu foi bem mais inesperada. Segundo a mesma Cuthbert, cerca de 12 horas depois do fim do discurso, havia perto de 2 mil encomendas para aquele colar. Agora, a marca está a acelerar a produção para conseguir entregar as peças num prazo de duas semanas.
“Havia várias opções de roupa para acompanhar aquele colar. Obviamente, era a peça central do look”, assumiu, entretanto, Meredith Koop, a estilista de Michelle Obama na última década, citada pela CNN. De início, confessa, receou que pudesse ser considerado demasiado óbvio, mas, acrescenta, a ex-primeira-dama também gostou da ideia. “Quando o discurso começou, uma pessoa tinha de se contorcer um pouco para o ler. E isso”, rematou Koop, “ainda ajudou mais ao efeito pretendido”.