Investigadores do Centro Espacial Alemão anunciaram esta semana ter descoberto o maior meteorito conhecido a alguma vez aterrar na Alemanha.
Um habitante da cidade de Blaubeuren foi o anfitrião deste maravilhoso achado durante anos, sem nunca ter percebido a sua origem.
No ano de 1989, ao escavar no seu quintal, deparou-se com o objeto, reparou na sua natureza de ferro, mas não teve curiosidade suficiente para investigar mais sobre aquele pequeno, grande presente que a sua propriedade lhe tinha oferecido.
Em 2015, o dono da casa onde foi encontrado o meteorito quase se desfez deste, mas mudou de ideias à última hora. Durante anos, guardou-o num compartimento no seu sótão até que, em janeiro desde ano, decidiu contactar o Centro Espacial Alemão.
Após serem realizados testes em três laboratórios, foi confirmado que a rocha era de facto, um meteorito com pouco mais de 30 kgs.
A Meteoritical Society, uma organização académica sem fins lucrativos que documenta todas as descobertas relativas a meteoritos a nível internacional, confirmou a 7 de julho de que se trata de um meteorito de condrito H4-5. A sua composição de ferro e níquel faz com que seja extremamente denso.
À nova descoberta foi atribuído o nome de “Blaubeuren”, cidade onde foi encontrado. Cientistas estão agora a tentar compreender quando é que este meteorito colidiu com a Terra.