Stanley Ho Hung-sun, o patricarca do maior império de casinos da China durante mais de meio século e um dos nomes mais poderosos de Macau, faleceu hoje aos 98 anos.
Segundo o South China Morning Post, Stanley Ho morreu num hospital em Hong Kong, deixando 16 dos 17 filhos e 3 das quatro mulheres. Um dos homens mais ricos da Ásia, tinha uma fortuna pessoal avaliada em 6,4 mil milhões de dólares quando se reformou em 2018, poucos meses antes de fazer 97 anos.
O empreendededor deixa para trás um império de jogos que, no seu pico, contribuiu para angariar metade das receitas fiscais de toda Macau, fazendo-a ultrapassar Las Vegas como a capital mundial do jogo.
Stanley Ho deixou marca na região, que ajudou a desenvolver apoiando a dragagem dos canais de navegação — uma das imposições do contrato de concessão de jogos — , o Centro Cultural de Macau, o Aeroporto Internacional ou a constituição da companhia aérea Air Macau.
Em 2011, Stanley Ho chegou a acordo com a família sobre a distribuição da sua fortuna, uma contenda que se arrastou, e decidiu retirar a segunda ação legal interposta contra as filhas Pansy e Daisy e a empresa da terceira “mulher”, Ina Chan.