Um quadro de Picasso, roubado em 2001 em Paris, estimado em vários milhões de euros, foi localizado nos Estados Unidos, para onde terá sido enviado como presente de Natal por 30 euros. ‘La coiffeuse’ (A cabeleireira), é uma pintura cubista, datada de 1911 e propriedade do governo francês, que rinha desaparecido do Centro Pompidou em Paris.
O embrulho foi enviado da Bélgica para os Estados Unidos a 17 de dezembro juntamente com as palavras “Arte/ 30E /Feliz Natal”, o que sugere ter-se tratado de um presente de Natal, que custou 30 euros, segundo Loretta Lynch, da alfândega do aeroporto de Newark.
O quadro de 33cm x 46 cm foi intercetado na alfândega e enviado à divisão que investiga tráfico internacional de obras de arte. “Achámos um verdadeiro tesouro,” diz Lynch, sem adiantar informações quanto ao destinatário do embrulho.
Lynch referiu que a apreensão da obra evitou que caisse em mãos do mercado negro de obras de arte e que poderá ser devolvido ao seu legítimo dono. Por enquanto, está num “espaço condicionado”, em Brooklyn.
O roubo da pintura ocorreu em 2001, quando foi pedido para um empréstimo. Os responsáveis pelo Centro Pompidou detetaram o roubo quando não localizaram a peça em armazém. O quadro tinha sido visto em público pela última vez em Munique, quando foi exposta, como parte de um empréstimo no Kunsthalle der Hypo-Kulturstiftung.