Michael Brown, 18 anos, terá roubado charutos e empurrado o funcionário de uma loja de conveniência em St Louis, no passado sábado, momentos antes do confronto fatal com um polícia.
O relatório das autoridades foi divulgado sexta-feira, juntamente com o nome do agente que abriu fogo sobre o jovem: Darren Wilson, com seis anos de serviço e um registo limpo. Segundo o documento, Michael é suspeito de ter roubado uma caixa de charutos no valor de 37 euros, 10 minutos antes de o agente o ter interpelado por estar a impedir o trânsito ao andar no meio rua.
Em comunicado, a família já reagiu, afirmando que a informação sobre o assalto não passa de uma tentativa para “assassinar o caráter” de Michael Brown.
As duas versões
Segundo a polícia, o agente Wilson disparou depois de ter sido empurrado por um dos dois jovens (Michael estava com um amigo) para dentro do seu carro, onde ambos o terão agredido e tentado tirar-lhe arma.
A versão do amigo, Dorian Johnson, 22 anos, é diferente: os dois jovens teriam sido mandados parar na rua pelo agente, que teria forçado Michael a entrar no carro antes de tirar a arma e disparar contra o adolescente, quando este tinha as mãos no ar.