A tuberculose foi responsável pela morte de 4500 pessoas por dia em 2008, ano em que surgiram 9,4 milhões de novos casos em todo o mundo, dos quais 3,6 milhões eram mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Embora a incidência global da doença esteja a decrescer lentamente – reduziu para 139 casos por 100 mil habitantes em 2008, depois de ter chegado aos 143/100 mil em 2004 -, o número total de mortes e de casos estão a aumentar devido ao crescimento populacional.
Segundo a OMS, 1,8 milhões de pessoas morreram em 2008, tendo a maior parte (cerca de 80 por cento) dos casos ocorrido na Ásia (50 por cento) e África (30 por cento).
O repórter fotográfico Marcos Borga visitou, em Outubro, o Hospital de Tomsk Oblast, na Federação Russa, apontado como um dos casos de sucesso no combate à tuberculose multirresistente.
Estes casos tuberculose residente aos medidamentos aumentaram no mundo, indicam relatórios da Organização Mundial da Saúde. Em algumas regiões do mundo, um novo doente em cada quatro contrai a forma desta doença resistente ao tratamento clássico.
A título de exemplo, o documento mostra que 28 por cento dos novos doentes de tuberculose numa região do noroeste da Rússia desenvolveram a forma resistente da doença em 2008, o que constitui um nível nunca comunicado à OMS.