Nicolas Sarkozy, de 54 anos, estava na residência La Lanterne, um antigo pavilhão de caça contíguo ao Palácio de Versalhes, perto de Paris, quando se sentiu indisposto ao fazer ‘jogging’, segundo fonte governamental citada pela agência noticiosa francesa AFP.
O Presidente francês saiu do hospital pouco depois das 11h00 locais (10h00 em Lisboa), a pé e sorrindo, de mão dada com a mulher, Carla Bruni. Os dois entraram numa viatura que partiu em seguida.
Não há “qualquer causa nem consequência cardíaca” da indisposição que Nicolas Sarkozy sentiu no dominfo, segundo um comunicado da presidência.
“O diagnóstico é o de uma lipotímia de esforço causada pelo calor e sem perda de conhecimento, num quadro de fadiga associada a uma importante carga de trabalho”, acrescenta o comunicado. O termo médico lipotímia significa, na linguagem corrente, sensação de desmaio.
Embora “não tenha sido prescrito nenhum tratamento médico”, o Presidente francês foi aconselhado a “um repouso relativo durante alguns dias”, acrescenta o texto.
A presidência informa que foi adiada para data a anunciar uma visita do Presidente a Mont Saint-Michel, prevista para terça-feira, mas a agenda de Sarkozy mantém a presidência do último conselho de ministros antes das férias, na quarta-feira