Em comunicado, a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal destaca-se tratar-se da “maior representação de sempre” da produção nacional naquela feira empresarial, que ocupará uma área de 575 metros quadrados.
“O regresso à Fruit Attraction é uma oportunidade para as empresas portuguesas promoverem as frutas e legumes nacionais junto de compradores internacionais, num esforço conjunto para diversificar mercados e aumentar o valor dos produtos portugueses, reconhecidos pela sua qualidade e sabor distintivo”, salienta.
Nos primeiros seis meses de 2022, as exportações nacionais de frutas, legumes e flores aumentaram 16%, somando 939 milhões de euros, tendo crescido 14% em volume, para quase 805 mil toneladas.
Espanha é o maior comprador de frutas, legumes e flores portugueses, concentrando 29% do valor exportado, seguindo-se a França, Holanda, Alemanha e o Reino Unido.
Apesar destes “bons resultados no palco internacional”, a Portugal Fresh destaca que “a deslocação à capital espanhola acontece num momento difícil para o setor agroalimentar” e reclama “medidas urgentes”.
Em causa está “a maior subida de sempre nos custos da energia, combustíveis, fertilizantes e outras matérias-primas”, ao mesmo tempo que “a seca extrema que tem afetado o país de norte a sul está a prejudicar a produtividade e os calibres da maioria das frutas e legumes”.
Neste contexto, a Portugal Fresh defende, nomeadamente, “a modernização urgente dos aproveitamentos hidroagrícolas e a criação de charcas e barragens, vitais para ultrapassar os impactos da seca”.
“A Portugal Fresh regressa à Fruit Attraction em Madrid num cenário extremamente difícil. A promoção internacional pode contribuir para valorizar a produção e ajudar as empresas a diversificarem destinos para os seus produtos. Contudo, é necessária uma distribuição mais justa do valor na cadeia agroalimentar, com a indústria e o retalho. Os agricultores têm que ser mais bem remunerados a fim de serem competitivos”, alerta o presidente da Portugal Fresh, citado no comunicado.
Salientando que “os produtos portugueses têm muita procura no mercado internacional”, Gonçalo Santos Andrade alerta: “Se não renovarmos e modernizarmos os perímetros de rega existentes e criando novos, os países na latitude sul da Europa irão aproveitar a nossa falta de estratégia para o regadio”.
Na opinião do dirigente associativo, “todas as medidas até agora anunciadas pelo Governo são exíguas face às adotadas em Espanha”, que é “o maior concorrente de Portugal a nível da produção”.
A participação da Portugal Fresh na Fruit Attraction é realizada no âmbito do Projeto Conjunto de Internacionalização 2022/2023, apoiado pelo Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e que prevê um investimento global de 948.900,85 euros, financiado em 54% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
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