O Produto Interno Bruto português vale 180 mil milhões de euros. A Google, empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, em 1998, é mais valiosa enquanto marca: 202 mil milhões de euros. E este ano ultrapassou a Apple no topo da lista das 100 marcas mais valiosas do mundo, editada há 11 anos pela Millward Brown, uma consultora, filial da empresa de publicidade WPP.
Nesta lista, encontramos marcas como a Coca-Cola (e a Pepsi), a Honda, a Ford e a Nissan, a Colgate e a Gillette, a Heineken e a Zara. Nomes com que nos deparamos praticamente todos os dias, mas também muitos outros que estão longe, nomeadamente na China.
“A inovação contínua, o aumento das receitas procedentes da publicidade e o crescimento do negócio na nuvem contribuíram para que a Google substitua a Apple no primeiro lugar”, justificou a Millward Brown, em comunicado.
De 2015 para cá, a Google aumentou o seu valor em 32 por cento. “As marcas que mais crescem, independentemente do setor ao qual pertencem, são as que propõem desafios e que adotam modelos e mentalidades transgressoras”, acrescentou David Roth, diretor da consultora, citado pela revista brasileira Exame.
Veja aqui o top 20 das marcas mais valiosas:
Google: €202 mil milhões
Apple: €201 mil milhões
Microsoft: €107 mil milhões
AT&T: €95 mil milhões
Facebook: €90 mil milhões
Visa: €89 mil milhões
Amazon.com: €87 mil milhões
Verizon: €82 mil milhões
McDonald’s: €78 mil milhões
IBM: €76 mil milhões
Tencent: €75 mil milhões
Marlboro: €74 mil milhões
Coca-Cola: €71 mil milhões
Wells Fargo: €52 mil milhões
China Mobile: €49 mil milhões
General Eletric: €48 mil milhões
Ups: €44 mil milhões
Alibaba Group: €43 mil milhões
Disney: €43 mil milhões
Mastercard: €41 mil milhões