Descontentes com o corte dos voos da TAP a partir do aeroporto do Porto, os membros do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) anunciaram que vão pedir ao autarca Rui Moreira que a companhia aérea regional dos Açores, SATA, se substitua à TAP, retomando os voos que no passado já operou a partir daquela cidade. Os tripulantes estão preocupados com o abandono da TAP e, apesar da garantia dada pela administração da transportadora quanto à manutenção dos postos de trabalho, continuam apreensivos quanto a uma eventual redução de pessoal como resultado desta redução de voos.
O sindicato mostra-se igualmente preocupado com a alegada concorrência desleal operada pela Ryanair, que de imediato avançou com o anúncio da operação das rotas deixadas pela TAP- Barcelona, Milão, Roma e Bruxelas. De acordo com o SNPVAC, a Ryanair “sujeita os seus trabalhadores a situações precárias e não efectua o pagamento de impostos para a Segurança Social e outros em Portugal”.
Na solução agora defendida pelo sindicato, a SATA Internacional consegue ter um custo de operação bastante inferior ao da companhia da bandeira nacional e assim, teria condições para criar um hub complementar a Lisboa. “Esta solução permitíria aumentar a empregabilidade em Portugal, tendo em consideração que a Ryanair exige que os contratos de trabalho, incluindo os de trabalhadores portugueses, tenham domicílio fiscal na Irlanda”, acrescenta.