“Portugal vai, muito rapidamente, ao longo de 2014, dar nota do mesmo padrão que em Espanha se verificou em 2013. Espanha tem uma pequena vantagem: não chegou ao ponto de pedir a assistência financeira, enquanto Portugal teve que pedir, com todos os custos que isso implicou do ponto de vista de credibilidade e reputação”, declarou Pires de Lima, em Madrid.
O governante português, em declarações a jornalistas portugueses no arranque de uma visita à capital espanhola, disse acreditar que 2014 vai ser o primeiro ano de crescimento do investimento externo em Portugal em muitos anos e que esta “é a única forma” de traduzir em emprego a retoma económica “que o país está agora a começar a viver”.
Na deslocação a Espanha, que incluirá uma visita à feira de turismo FITUR, Pires de Lima terá encontros com empresários, com dois ministros e com representantes de fundos de investimento.
A visita tem como objetivo central promover oportunidades de investimento em Portugal e insere-se nas viagens que António Pires de Lima tem realizado a várias cidades, para “consolidar a proposta de valor de Portugal, quer no âmbito institucional, quer no âmbito empresarial, pretendendo desta forma dar a conhecer a melhoria geral das condições de investimento no país”.
Segundo o ministro, trata-se de um esforço tanto de captação de novos investidores como de consolidação de investimentos já realizados.
O governante destacou o facto de a Península Ibérica estar atualmente “nos radares dos investidores”, considerando essencial “saber vender os progressos conseguidos por Portugal”, quer no mercado financeiro – com a queda nos juros da dívida -, quer do ponto de vista económico.
Madrid segue-se a visitas a Londres, Berlim, Moscovo, Nova Iorque, Washington e São Francisco (EUA) e é a penúltima, antes de Paris (entre 26 e 29 de janeiro), na primeira série de etapas.
Pires de Lima, que chegou a Madrid ao início da noite de segunda-feira, está acompanhado do secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, e do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes. O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, junta-se hoje à comitiva em Madrid.
O dia hoje arranca com um encontro organizado pela Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) – principal organização patronal espanhola – e o AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
Depois de declarações à imprensa, Pires de Lima terá um almoço com representantes de fundos de investimento, antes de um encontro com a ministra do Fomento espanhola, Ana Pastor, e de um jantar com portugueses em cargos de relevo em multinacionais presentes em Espanha.
Adolfo Mesquita Nunes, por seu lado, participa hoje na XVII Conferência Ibero-americana de ministros e empresários de turismo e no 7.º Forum Exceltur.
Na quarta-feira, Pires de Lima inicia a sua agenda com um encontro ministro da Indústria, Energia e Turismo, José Manuel Soria.
Depois, Pires de Lima e a restante comitiva seguem para a FITUR, onde Portugal – premiado pela qualidade do seu ‘stand’ nos últimos anos – volta a ter uma presença significativa.