Fernando Pimenta já garantiu a passagem direta para as meias-finais de K1 1.000. O canoísta foi o primeiro na sua série, com um tempo total de 3 minutos, 29 segundos e 76 centésimas de segundo, que teve lugar esta manhã no Estádio Náutico Vaires-sur-Marne. Pimenta volta agora a competir nas meias-finais da competição, marcadas para este sábado, dia 10 de agosto, pelas 9h10.
Depois da prata em K2 1.000 em Londres2012, ao lado de Emanuel Silva, e do bronze em K1 1.000 em Tóquio2020, o atleta limiano pode ser o primeiro português a conquistar três medalhas olímpicas.
Já em K1 500, a canoísta portuguesa Teresa Portela qualificou-se para as meias-finais da prova feminina dos Jogos Olímpicos, ao ser quarta classificada da segunda série dos quartos de final. As meias-finais estão marcadas para sábado, pelas 10h30 (09h30 em Lisboa), tal como a final principal, que se realiza pelas 13h (12h)
Com um salto de 18,04 metros, recorde nacional, Pedro Pichardo perdeu a final dos Europeus de Roma para o espanhol Jordan Díaz mas nem por isso deixa de ser um dos grandes candidatos à medalha de ouro em Paris, que hoje assiste à qualificação do triplo salto. É a partir das 19h15 locais (18h15 em Lisboa) que o atleta português começa a defender o título de campeão olímpico. A qualificação direta para a final exige um mínimo de 17,10 metros que, espera-se, não represente um grande desafio para Pichardo.
Na qualificação, Portugal estará também representado por Tiago Pereira, medalha de bronze nos Mundiais de pista coberta e quarto nos Europeus, que tem 17,08 metros como melhor marca.
Também os velejadores portugueses Carolina João e Diogo Costa vão estar na água, com a ‘medal race’ de 470 agendada para as 15h45, em Marselha, onde chegam na quinta posição e de onde podem sair com um diploma.
Mafalda Pires de Lima disputa as últimas regatas de qualificação para as meias-finais do kite. Está em 14º lugar e a 14 pontos do 10º, que lhe valeria também um diploma.
No skate, foi dia de olhar para a estreia de Thomas Augusto, acabou por falhar o acesso à final de park dos Jogos Olímpicos Paris2024, ao ficar fora dos oito primeiros após a sua série de qualificação.