Após a FIFA ter confirmado que o Mundial 2030 vai ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos, surgiu a curiosidade sobre quais seriam os estádios eleitos para o evento. Uma análise à candidatura conjunta dos três países mostra uma proposta de 23 recintos, sendo eles 15 em Espanha, cinco em Marrocos e três em Portugal.
Os estádios nacionais presentes nesta candidatura ao Mundial 2030 são Luz, Alvalade e Dragão, “casas” do Benfica, Sporting e Porto, respetivamente. Entre as propostas de Espanha há nomes como Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, ou o Camp Nou, de Barcelona, sendo que Marrocos tem propostas em cinco cidades, entre as quais Marraquexe, com o Le Grand Stade.
Apesar da extensa lista, sabe-se que nem todos os estádios apresentados irão realmente receber jogos da competição de futebol. A FIFA irá agora avaliar quais destes recintos cumprem os requisitos definidos para a realização do evento, esperando-se agora que publique a lista final com os eleitos que serão palco dos 101 jogos da competição.
Recorde-se que, apesar da organização do Mundial de 2030 pertencer à candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos, a FIFA definiu que os primeiros jogos da competição irão ser realizados no Uruguai, Argentina e Paraguai. “Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir. O Conselho da FIFA, a representar todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em celebrar o centenário do Mundial, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Uma celebração acontecerá na América do Sul e três países – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida. A primeira dessas três será, obviamente, no estádio onde tudo começou, no mítico Centenário de Montevidéu”, justificou Gianni Infantino, presidente da FIFA.