Há novidades sobre o Rock in Rio 2024. Além de se saber as datas do evento que celebrará no próximo ano o 20º aniversário, é ainda revelado o primeiro cabeça de cartaz e ainda uma nova “casa” para o festival de música, o que significa uma despedida do Parque da Bela Vista, em Lisboa, que recebeu o certame até aqui.
Nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, a Cidade do Rock vai instalar-se Parque Tejo Lisboa, inaugurado Jornada Mundial da Juventade, em agosto deste ano, a convite da Câmara Municipal de Lisboa. E o primeiro cabeça de cartaz já está confirmado: Ed Sheeran regressa ao festival, o mesmo onde fez a sua estreia em Portugal, em 2014. O artista é assim o primeiro nome confirmado para a 10ª edição do festival, como headliner do dia 16 de junho, levando ao Palco Mundo grandes hits e os seus temas mais recentes, do álbum Autumn Variations.
Roberta Medina, vice-presidente Executiva do Rock in Rio, está entusiasmada com a nova edição: “Como não é todos os dias que se faz 20 anos, vamos fazer aquilo que melhor sabemos fazer, a festa!” A responsável explica que o novo espaço “vai permitir trazer mais entretenimento, mais conforto, casas de banho, áreas de alimentação e de descanso, elevando a experiência do público a um outro patamar”.
A cidade do rock muda-se para o Parque Tejo Lisboa
A nova localização manterá a capacidade do anterior recinto de 80 mil pessoas. A área da clareira do Palco Mundo terá aproximadamente as mesmas dimensões, mas serão utilizados 30 mil m2 a mais para dar conforto para o público passear entre atrações e para trazer novidades. A organização diz que a nova localização oferecerá ao público uma experiência melhorada uma vez que o espaço é mais amplo, permitindo assim aumentar áreas de descanso e lazer e uma circulação mais fluida no recinto, alem de possibilitar uma melhor acessibilidade por ser um terreno mais plano.
A nova Cidade do Rock vai permitir, ainda, melhorias no Parque Tejo Lisboa em termos de infraestruturas – sombras e instalações sanitárias – que serão construídas para o evento e que, posteriormente, ficam para o Parque.
O Palco Mundo vai contar com um espetáculo audiovisual comemorativo dos 20 anos a acontecer diariamente, na clareira. De volta a Cidade do Rock está, também, o Galp Music Valley, com propostas musicais nacionais e internacionais ainda de maior relevância, para todas as idades e estilos musicais. Outra novidade para esta edição é que a Cidade do Rock contará com um novo palco, o Super Bock Digital Stage, que oferecerá uma experiência de entretenimento, com música, dança e humor, projetando os momentos mais virais dos últimos 20 anos e apresentando as estrelas da internet que moldarão as próximas duas décadas.
A Rock Street também está de volta e regressa com o mesmo tom provocativo, para falar do encontro entre pessoas e tecnologia. Outros espaços que se revelaram um sucesso na sua estreia, em 2022, também transitam para o novo recinto, nomeadamente o Chef’s Garden, que vai trazer o melhor da portugalidade através da gastronomia para dentro da Cidade do Rock; e o ESC Online Sports Bar, que ganha um protagonismo maior esta edição por coincidir com período de campeonato europeu de futebol.
Uma estreia nesta nova Cidade do Rock é a Rota 85. Se o Rock in Rio em Portugal celebra 20 anos, não esquecer que a sua história, na verdade, começou duas décadas antes, mais concretamente em 1985, quando Roberto Medina fundou o festival no Rio de Janeiro. Nesta Rota 85, o público vai poder conhecer melhor a história do evento, fotografar vários elementos cenográficos gigantes, assistir a um pequeno filme documental do festival no cinema da Rota, celebrar a sua união com o Elvis na capela bem ao estilo de Las Vegas entre outras atividades.
Calos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, está satisfeito por a organização do Rock in Rio ter aceitado o seu desafio quanto à mudança de local. “Depois do enorme sucesso da JMJ, com imagens e cenários únicos que chegaram a todo o mundo, temos agora a oportunidade do Parque Tejo Lisboa receber o Rock in Rio, permitindo assim que o Parque da Bela Vista possa ser recuperado no próximo ano. O Parque Tejo Lisboa é um novo parque que nasceu para a cidade, mas é também um novo espaço que nasceu para grandes eventos em Lisboa. Não podíamos começar da melhor maneira.“.