A Impresa – dona da SIC – e a Media Capital – dona da TVI – vão receber as maiores fatias do programa de apoio à comunicação social portuguesa nos tempos de pandemia, através da compra antecipada de publicidade institucional por parte do Estado.
De acordo com a lista publicada esta terça-feira em Diário da República, a Impresa receberá 3,49 milhões de euros e a Media Capital 3,34 milhões. Seguem-se Cofina e Global Notícias, com 1,7 e um milhão, respetivamente. A Trust in News, dona da Visão, receberá 406 mil euros, conforme a tabela oficial abaixo.

Do programa total, 25% dos 15 milhões (com IVA) vão para a imprensa regional.
Os critérios são os mesmos que para a compra normal de publicidade institucional por parte do Estado, tendo em atenção, nomeadamente, a audiência, a incidência geográfica ou o público-alvo.
Este programa, anunciado pela Ministra da Cultura há cerca de um mês, não corresponde a uma oferta, mas sim à compra antecipada de espaço publicitário, que o Estado irá utilizar ao longo do próximo ano. Na prática, o dinheiro entrará nas empresas de comunicação social quando os termos da compra forem fechados com o Estado, e depois os organismos públicos irão usar esse espaço publicitário ao longo do tempo, sobretudo para campanhas relacionadas com as boas práticas no combate à pandemia Covid-19.