Em vésperas do 32º aniversário da morte de Truman Capote (25 de Agosto de 1984), Darren Julien, presidente da empresa de leilões Julien Auctions, disse ao The Guardian que o leilão dos restos mortais do escritor iria ser apreciado pelo próprio se, por absurdo, ele pudesse assistir: “Enquanto com outras celebridades isto pareceria uma brincadeira de mau gosto, tenho 100% de certezas que ele iria adorar.”
Julien justifica a sua ideia com o facto de o autor gostar de criar oportunidades para aparecer na imprensa e ler o seu nome no jornal. “Ele ia adorar saber que continua a fazer manchetes ainda hoje”, sublinhou.
Preservadas numa caixa esculpida japonesa, as cinzas fazem parte do património de Joan Carson, ex-mulher do lendário anfitrião do The Tonight Show, Johnny Carson. Joan acompanhou Truman nos seus últimos momentos e tinha as cinzas do escritor guardadas na divisão da casa onde Capote morreu em 1984.
Os agentes de património responsáveis pelos bens revelavam-se inseguros sobre o que fazer com as cinzas, até terem decidido juntá-las aos bens que vão ser leiloados no dia 24 de setembro pela Julien’s.
Darren Julien adimtiu também que, tanto quanto é do seu conhecimento, é a primeira vez que vão ser leiloadas cinzas humanas. As comparações mais próximas que o leiloeiro conseguiu arranjar foram os leilões de uma pedra renal de William Shatner, que conseguiu angariar 6650 euros para caridade e, mais bizarro ainda, o pénis do imperador francês Napoleão Bonaparte, comprado em 1972 por um urologista de Nova Jérsia por cerca de 2800 euros.
O base de licitação para as cinzas de Truman Capote está fixada em 1770 euros.