Era uma vez um rapazinho que vivia no Minnesota, a quem um tio deu a alcunha de Sparky, inspirado no personagem Sparkplug, cavalo criado pelo cartoonista Billy DeBeck nos longínquos anos 30. Charlie ‘Sparky’ Schulz acabaria por ter vários cães durante a sua infância, mas um deles ganharia um rodapé na posteridade: um cão de raça pointer, Spike, foi a inspiração para um beagle que milhões de leitores identificariam por… Snoopy. Um cão diferente dos outros, com múltiplas personalidades – incluindo a de um imaginário aviador da Primeira Guerra Mundial que persegue, montado na sua casota voadora, o terrível Barão Vermelho – e com um otimismo contagiante que desafiava a angústia existencial dos companheiros de tiras, especialmente Charlie Brown.
A série Peanuts já tem 65 anos, mas a publicação dos cartoons estendeu-se ao longo de cinco décadas, desde Outubro de 1950 até à morte de Charles Schulz, em Fevereiro de 2000. Durante anos, a família sobrevivente recebeu muitas propostas para adaptações cinematográficas, mas só agora, a viúva Jeannie, o filho Craig e o neto Brian aceitaram ver os miúdos num grande ecrã. Charlie Brown e Snoopy – Peanuts: O Filme estreia no próximo dia 24, numa versão digital, cujo argumento é assinado por Craig e Brian Schulz. Está lá o gang todo: Lucy com o seu mau feitio, o pianista Shroeder, o esperançoso Linus sempre a pensar na Grande Abóbora, a inconformada Sally Brown, o eterno falhado Charlie Brown – e algumas surpresas, incluindo uma personagem canina… Antes de entrar na sala de cinema, descubra alguma matéria menos conhecida sobre o universo schulziano.
De onde vem o nome Peanuts? Charles Shulz tinha outra ideias de batismo para a série. Confessou, em 1987, o seu grande desapontamento com o nome Peanuts, e recordou que a sua escolha original tinha sido Li’l Folks. Foi forçado por um editor da United Feature Syndicate a mudar o nome para Peanuts, com o argumento de que já existiam duas outras séries de tiras com nomes semelhantes (Li’l Abner e Little Folks). Schulz argumentava que Peanuts era “um nome sem dignidade, confuso, e sem sentido” e que o seu humor tinha dignidade.
Quem é a misteriosa Rapariguinha Ruiva, por quem Charlie Brown está apaixonado? A personagem, que nunca apareceu efetivamente nas tiras, foi inspirado em Donna Mae Johnson, uma jovem contabilista de cabelo ruivo que Schulz conheceu na Art Instruction Schools, onde trabalhavam ambos. Namoraram durante três anos, mas ela recusou o seu pedido de casamento…
Sabia que Charles Schulz criou um cartoon dedicado ao dia D? A 20ª Divisão de Infantaria, em que estava destacado o então jovem sargento Schulz, ajudou a libertar o campo de concentração alemão de Dachau, onde estavam aprisionados cerca de 30 mil sobreviventes. O autor apelidava a data como “o mais importante dia” do século XX. Na tira de homenagem, a preto e branco, vê-se Snoopy, com um capacete, agachado, a cruzar as linhas defensivas num campo de guerra.
Quem foi o amigo de Schulz que inspirou Linus? O também cartoonista Linus Maurer foi o escolhido como modelo para Linus, o mais ingénuo da trupe dos Peanuts. Maurer não andava propriamente com um cobertor de segurança consigo, como faz o personagem, mas confessou numa entrevista: “Tenho sempre muitas camisolas e casacos guardados na bagageira do carro.”
Franklin, o primeiro personagem negro de Peanuts, foi criado por causa do inconformismo de uma leitora. Poucos dias depois do assassinato de Martin Luther King, em 1968, Harriet Glickman, uma professora e mãe suburbana, escreveu uma carta para Schulz, dizendo que era preciso fazer algo para contrariar o “mar” de violência e medo, e que sentia que “algo podia ser feito através das tiras”. O cartoonista hesitou, primeiro, respondendo que tinha receio que tal criação fosse entendida como um gesto paternalista. Mas, depois de uma troca de cartas, que incluiu as opiniões de dois amigos negros da Sra. Glickman, Franklin fez o seu aparecimento em Peanuts. Os primeiros quadrados mostram-no a conhecer Charlie Brown na praia, com os dois miúdos em torno de um castelo de areia torto.
Veja aqui o trailer de Charlie Brown e Snoopy – Peanuts: O Filme