Parte da muralha do Castelo de São Jorge servirá a partir de 30 de março de tela para a projeção de um espetáculo multimédia, que responde à pergunta “Lisboa, quem és tu?”, contando a história da capital e que promete deixar o espectador “sem palavras”.
“É uma experiência multimédia e sensorial que conta a história de Lisboa, com tecnologia de hoje num lugar ancestral”, afirmou hoje Bernardo Vilhena, um dos administradores da Lisboa quem és tu S.A., empresa responsável pelo projeto, durante a conferência de imprensa de apresentação do mesmo.
O espetáculo audiovisual “Lisboa, quem és tu?” irá decorrer na praça interior do Castelejo, no Castelo de São Jorge, entre março e outubro, todos os dias da semana, nos próximos cinco anos.
O guião e a realização do projeto é da responsabilidade do ilustrador António Jorge Gonçalves, que garante ter tido “liberdade absoluta” para responder à pergunta “Lisboa, quem és tu?”.
“É um espetáculo em que estamos permanentemente a ver os lugares que são hoje e como eram”, disse.
António Jorge Gonçalves explicou ainda que, durante os 35 minutos que dura o filme, não há falas, apenas música, “toda portuguesa”, desde Buraka Som Sistema a uma sinfonia de Luís Freitas Branco.
“É um percurso por música essencialmente instrumental, com exceção de uma canção em que Amália Rodrigues canta um poema de Alexandre O’Neill” referiu.
O ilustrador contou que ao preparar o projeto, com a ajuda da consultora científica do mesmo, Gabriela Carvalho, apercebeu-se que há locais de Lisboa “onde se passa o mesmo que há 500 anos”, dando o exemplo do Terreiro do Paço, “lugar onde se assistem a grandes atos de poder”, do Rossio, “que sempre teve uma tradição mais popular”, e do Chiado, “onde a população vaidosa que o habita e passeia é a mesma”.
Este ano, será possível assistir a este espetáculo audiovisual, entre os dias 30 de março e 14 de outubro. A entrada varia entre os 12,5 e os 65 euros.
O preço de algumas entradas inclui “Sabores de Lisboa”, uma parceria com a Pousadas de Portugal, que “conta a história de Lisboa gastronomicamente”.
Entre as iguarias, servidas em caixas com uma pequena história sobre a sua origem, estão os peixinhos da horta, as pataniscas de bacalhau e os pastéis de nata.
“Lisboa, quem és tu?” tem financiamento “totalmente privado” e conta com o apoio da empresa municipal EGEAC.