Boa notícia para os portugueses que utilizam o Navegante: não haverá um aumento nos preços do passe para 2025. A promessa vem do primeiro secretário metropolitano, Carlos Humberto, que afirma que não foram aprovadas nenhumas alterações.”Portanto, assumimos a responsabilidade de internalizar estes custos para não aumentar para os cidadãos e para aqueles que utilizam os transportes, para tornar cada vez mais o transporte mais acessível”, disse à Lusa. “Não sei como vai ser no resto do país, uma vez que desta vez o Governo não deu esta indicação, e, portanto, esta é uma decisão” dos municípios da AML, acrescentou.
Segundo o mesmo, os bilhetes ocasionais da Carris Metropolitana também não vão aumentar. “No entanto, não temos o poder para dizer que os outros operadores não aumentam os seus bilhetes ocasionais. Sobre o Navegante sim, assumimos essa decisão e o compromisso financeiro. Os ocasionais na Carris Metropolitana também não aumentarão, os restantes ocasionais é uma decisão de cada um”, disse.
Recorde que a Área Metropolitana de Lisboa é composta por 18 municípios: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.