A Why Not Soda é uma marca que aposta num novo segmento de bebidas: as sodas artesanais, feitas em regime biológico, vegano, baixas em açúcar e produzidas em solo português. Lançada pelo casal alemão Nils Schwentkowski e Steffi Hunstock, que se mudou para Portugal em 2018 com duas filhas muito pequenas – “algo entre o corajoso e o maluco”, dizem –, tem vindo a apresentar combinações de bebidas interessantes para quem procura um refrigerante engarrafado de qualidade. As sodas são bastante populares na Alemanha, e, confessa Steffi, “apesar de, na altura, não sabermos nada sobre o mercado de bebidas em Portugal – só enquanto consumidores – pensámos ‘why not?’.
Entraram no ecossistema das startups, juntaram-se à Cerveja Vadia para produzir os primeiros lotes e lançaram-se no mercado. Em cinco anos, criaram cinco sabores. A novidade da estação quente, lançada ainda na primavera, é uma bebida de romã e framboesa. Uma combinação de dois sabores frescos, à qual a dupla de empreendedores chegou depois de algumas pesquisas e provas, e feita com uma baixa dose de açúcar. “A romã é um símbolo de fertilidade em muitas culturas; o pepino é da família do melão, é muito refrescante”, explica Nils. A nova garrafa vem juntar-se à família que já conta com as combinações limão e mate, pêssego e gengibre, framboesa e tomilho e cola natural.
“Além de um projeto de venda de bebidas, somos também uma marca de lifestyle. Acreditamos muito nesta ideia de aproveitar a vida ao máximo”, diz Steffi, num almoço de apresentação à imprensa do novo sabor, na Prado Mercearia, um dos restaurantes que vende a Why Not Soda desde o arranque da marca. Com preocupações sustentáveis, o vidro das garrafas é reciclável.
Além de alguns pontos de venda físicos, as garrafas da Why Not Soda podem ser encomendadas também online, em www.whynotsoda.com por €22,68 (12 garrafas).